ESPAÇO TÉCNICO

NSX-999, NSX 999-MK2, NSX 2200

Defeito : Display fraco.

- Trocar capacitores eletrolíticos C107 e C108 (Placa lateral, próximo aos capacitores da fonte).
- Sempre ressoldar os pinos do filamento dos dois displays, pois sempre dão mau contato.

Defeito : Bandeja giratória do CD parando fora de centro.

- Na placa do CD, no pino 12 do conector, existe um capacitor (na maioria dos modelos é de 33 μF). Em paralelo tem um resistor SMD de 1K (102).
Substitua esse resistor por um de 1K5. Não se esqueça sempre de remover toda a graxa velha do conjunto e re-engraxar e também de trocas as correias da gaveta e da bandeja.

NSX-F959, NSX-F969, NSX-F960

Defeito : Display apagado.

- Troque o fusistor PR 107 do painel frontal. Essa é mais uma das falhas de projeto desses equipamentos, onde o fusístor foi mal dimensionado.
Se possível troque-o por um de 1A, se não encontrar, coloque um resistor de 1 Ohm por 1 Watt.

Defeito : Controle de volume não actua ou está muito instável (para todos os modelos de chave giratória).

- Remova a placa frontal e remova a chave giratória de volume. Desmonte-a e limpe toda a graxa com benzina.
Limpe a pista de contato com Kaol, Brasso ou algum polidor semelhante, até que a superfície fique brilhante.
Aplique uma fina camada de graxa de silicone (não exagere!).
Aperte os contatos e monte a chave novamente. Funciona em 99,9% dos casos, desde que se tenha cuidado na desmontagem / remontagem.


DICAS DE MANUTENCÃO EM APARELHOS DE SOM
AIWA COM SAIDAS DE SOM TRANSISTORIZADAS

Essas dicas servem para aparelhos modelos:

- NSX-S70 - NSX-S74 - NSX-S90 - NSX-S74
- NSX F-9 (somente os modelos com saída transistorizada)
- NSX-F12 - NSX-F15 - Z-R710 - Z-R800 - Z-R900

O defeito mais comum desses modelos e na saída de som, o que também faz com
que o aparelho não ligue, dando a impressão que o micro-controlador do painel
está queimado.
Em 99,9% das vezes são apenas um dos pares de transistores de saída que estão em curto.
Quando se depararem com um aparelho desses totalmente apagado, siga as instruções abaixo na seqüência e você economizara tempo.

Antes de iniciar, descarregue os capacitores da fonte na placa lateral.
Use um resistor de 100 Ohms e 5 Watts para evitar estouros.

01 - Meça o fusível de AC. Medindo resistência nos pinos do cabo AC, devera
haver uma resistência baixa e próxima de 1 Ohm. Se não der resistência, veja se
o cabo e o fusível estão inteiros. Se estiverem vá direto ao fusível térmico que fica
entre dois pinos do trafo. Basta fazer um “jump" entre esses dois pinos e testar a
resistência no cabo AC novamente.

02 - Se tudo na entrada estiver correto, então meça os 4 fusitores da placa do transformador, ( PR001, PR002, PR005, PR006 ). Uma dica é, para medir se os
fusitores estão inteiros sem retirar o trafo do lugar basta medir a resistência no co- nector WH101, na placa lateral. Devera ter uma resistência bem baixa, menor que 1 Ohm em relação ao terra. Observe que dois desses terminais do conector não dão em relação ao terra porque são do filamento do display.

03 - Meça agora os 2 fusitores da placa lateral (PR201 e PR202).

04 - Meca os Mos-Fets 2SK2723 (Q219 e Q220). Em alguns aparelhos são usados outros códigos. O substituto universal para eles e o BUK444-500.

O defeito mais comum nesses Fets e entrarem em curto. Com o multímetro na escala X-1, com a ponta preta no terminal central, não deverá apresentar resistência baixa.
Algo acima de 1K estará normal, o importante e não haver curto entre o D e o S. Fora do circuito e fácil disparar o Gate desses Fets, colocando a ponta vermelha do multímetro no S, a ponta preta no D e, sem tirar a ponta preta do D, dar um toque no G. Assim teremos certeza que o Fet está bom.

05 - Meça os transistores de saída. O único defeito que dão é estarem em curto.
Colocando as pontas de prova do multímetro entre o coletor e o emissor é fácil de constatar.

06 - Meça os diodos de polarização que ficam entre as bases dos transistores de
saída. Meça também os resistores de ( 0,15 Ohms por 2 Watts ), que ficam nos
emissores.É comum que num canal queimado esses resistores abram ou alterem
seu valor para mais. Isso causa desligamento do aparelho ao aumentar o volume.

Observação:
Até aqui seria para o aparelho estar ligando normalmente.O que pode ocorrer aqui
agora é um desarme ao apertar o botão Power.

Então siga os detalhes abaixo para sanar esses problemas.

01- Na placa lateral e veja se nos coletores dos transistores, Q101 e Q102 ( no
dissipador ) tem 12 volts. Essa e a tensão de Stand-by do aparelho.

02 - Meça a voltagem no estágio médio, que vai até os Falantes.
Sempre devera estar em 0 Volt.

03 - Veja se o terminal de proteção (Hold), tem uma voltagem em torno de 4Volts.

04 - Meca os resistores R287 e R288 (SMD de 39 Ohms).

Meça também os resistores R215, R216, R291 e R292 (SMD de 100 Ohms).

Se tudo estiver normal e ainda desarmar, verifique os circuitos de proteção :

A - Detector excesso de corrente no estágio médio (Q213 e Q214)

B - Detector de DC no estágio médio (Q106 e Q107).

C - Detector de falta de tensão AC que vem do trafo (Q108 e Q109). O transistor
Q110 e o responsável final pelo Hold (trava) em caso de DC na saída ou falta de
uma das tensões do trafo.
Depois que estiver funcionando tudo normal, é aconselhável fazer uma alteração
recomendada pela AIWA para evitar danos ao Fet (Q219), que provavelmente foi
vitima de um erro de projeto.

01 - Remova o R237 e SMD 470K

02 - Remova o R239 e SMD 1K

03 – Remova o D227 e coloque o seu anodo no catodo do D219 e seu catodo
mantenha onde estava antes, ou seja, no Gate do Fet Q219.

04 - Coloque um Zener de 10 Volts e 500mW em paralelo com o capacitor SMD
C215. O catodo desse Zener ficará no gate do Fet Q219. Fazendo essas altera-ções diminuem os retornos por queima de saídas e Fets.
Outra coisa a ser observada sempre e o estados das caixas de som. É comum a
queima do divisor de freqüência e também dos alto-falantes. Alto-falantes que es-
tejam “batendo bobina", queimam a saída de som facilmente. Para testes seria bom usar uma carga resistiva de 6 ou 8 Ohms por 200 Watts. Já tive muitas expe-riências desastrosas com alto-falantes recondicionados, causando retorno do apa- relho e da caixa, ambos queimados. Se for possível, use peças originais
É melhor e mais garantido. Uma boa recondicionadora pode resolver o problema, porem aqui na minha cidade não tive sorte ainda. Espero que essas dicas ajudem á todos que se aventuram na manutenção dessas “buchas" da AIWA.
Não se esqueçam da boa e velha lâmpada série e de uma boa limpeza na placa com benzina ou ( álcool isopropílico ).



Electrónica Automóvel 





Os automóveis actuais não funcionam sem a ajuda dos circuitos electrónicos incorporados. O controlo de funcionamento dos componentes mecânicos, a verificação do seu estado, a ajuda ao condutor nas mais diversas funções são neste momento co-ajudadas por uma serie de circuitos, que visam sobretudo aumentar o nível de segurança e conforto de um automóvel.
A electrónica automóvel é por isso uma área muito especializada, com esquemas específicos.

Circuitos:

Sensor Estacionamento

Ajuda electronica estacionamento
Componentes
  • R1-10K 1/4W Resistor
  • R2,R5,R6,R9-1K 1/4W Resistors
  • R3-33R 1/4W Resistor
  • R4,R11-1M 1/4W Resistors
  • R7-4K7 1/4W Resistor
  • R8-1K5 1/4W Resistor
  • R10,R12-R14-1K 1/4W Resistors
  • C1,C4-1µF 63V Condensadores Electroliticos ou Polyester
  • C2-47pF 63V Cerâmico Capacitor
  • C3,C5-100µF 25V Capacitores Electroliticos
  • D1-Infra-red LED
  • D2-Foto Diodo Infra-Vermelhos
  • D3,D4-1N4148 75V 150mA Diodos
  • D5-7-LEDs (qualquer cor ou dimensão)
  • IC1-555 Timer IC
  • IC2-LM324 Low Power Quad Op-amp
  • IC3-7812 - 12V 1A Regulador tensão IC
Montagem
Este circuito foi projectado para estacionar o carro perto da parede da garagem. O diodo emissor de luz D7 ilumina-se quando a distância para a parede é aproximadamente 20 cm., D7+D6 ilumina-se aproximadamente 10 cm. e D7+D6+D5 aproximadamente 6 cm. O circuito alerta desse modo ao aproximar-se demasiado perto da parede.
Todas as distâncias mencionadas podem variar, dependendo dos diodos emissores de luz transmissores e de recepções infravermelhos usados no circuito e são afectados na maior parte dos casos pela cor da superfície. Teste as distâncias em situações especificas.
Notas:
  • A fonte de alimentação deve ser regulada (daqui o uso de IC3) para tensões precisas da referência. O circuito pode ser alimentado por uma fonte de alimentação, tendo uma tensão da saída da C.C. na escala 12-24V.
  • Diodos emissores de luz fora de 40mA; todos os diodos emissores de luz na fonte da C.C. 60mA @ 12V.
  • O diodo infravermelho D2 da foto, deve ser do tipo que incorpora um filtro ótico da luz solar: estes componentes aparecem em caixas plásticas pretas. Alguns deles assemelham-se aos transistor TO92: neste caso, anotar por favor que a superfície sensível é curva, não lisa.
  • Evitar o sol ou a luz artificial incida directamente em D1 & D2.
  • Se seu carro tiver para-choques preto, (pode incidir os diodos sobre uma área clara, chapas de matricula por exemplo). 

Falso Alarme Automóvel

Este circuito coloca um led normal a piscar simulando um alarme activo no veículo, são apresentados dois esquemas um com o transístor ZVP2106 e outro com o 2N3906, os circuitos são semelhantes, apenas varia o valor da resistência de base. 
Simulador de alarme para carro

Comutador automático luzes

Este circuito destina-se a mudar as luzes de máximos para médios automáticamente, assim quando o veículo circula e recebe luz em sentido contrário, se o condutor inadvertidamente circular em máximos, o circuito muda automáticamente as luzes para médios.
Comutador de luzes para carro

RefQTDescrição
R115K 1/4W Resistor
R2, R3, R435K Potenciometro.
Q11NPN Foto transistor
Q212N3906 PNP Transistor
K11Low Current 12V SPST Relay
K21High Current 12V SPDT Relay
S11SPST Switch
B11Bateria Automóvel
MISC1Caixa, botôes do potenciómetro, fios
  1. Q1 deve ser montado de forma a que aponte para uma linha sem obstáculos, deve ser colocado na parte dianteira do carro, .
  2. Ajustar todos os potenciômetros para uma resposta apropriada testando numa estrada deserta.
  3. S1 liga e desliga o circuito.
  4. B1 refere a bateria do carro.
  5. Antes de fazer este circuito tente adquirir o diagrama eléctrico do automóvel
  6. A ligação A vai ao circuito do feixe elevado (máximos), B vai à terra comum do interruptor do farol e C conecta ao circuito baixo do feixe (médios).

Mostrador de Estado da Bateria

verificador de tensão da bateria
O circuito verifica o estado da bateria dando indicação se a bateria tem 12 Volts. A alimentação do circuito é fornecida por duas pilhas ou pode ser ligado a uma fonte de 3 Voltas obtida a partir do veículo.

Amplicador de áudio para carro 50W

Amplificador para Carro
O circuito é mono, para usar em dois canais estéreo é necessário montar dois canais. ATENÇÃO - O circuito em stereo consome 10 Amperes com dois canais, uma bateria normalmente tem uma carga de 60Ah, o uso com a viatura desligada pode descarregar rapidamente a bateria.A ligação deve ser executada a um circuito que permita os 10A com fio condutor com diâmetro que suporte a carga.Não ligue o circuito directamente à chave da viatura não suporta a carga. Não utilize impedâncias de altifalantes inferiores a 4ohm nem ligue altifalantes em paralelo de 4ohms, o Ci tem um circuito de protecção contra distorção.

Avisador de Luzes Ligadas

Este circuito destina-se a evitar que ao deixar o carro as luzes fiquem ligadas.
Avisador de luzes carro ligadas Este circuito destina-se a evitar que ao deixar o carro as luzes fiquem ligadas.

Temporizador Para-Brisa

Este circuito destina-se a intervalar o movimento do limpa para-brisa.
Intervalador de limpa para-brisa 

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